Oi pessoal, tudo certo com vocês?
Hoje vou falar um pouco sobre a minha profissão, Relações Públicas uma profissão que cada vez é mais valorizada nas empresas preocupadas com a opinião pública.
Onde surgiram as Relações Públicas ?
As relações públicas têm a sua origem nos Estados Unidos com Ivy Lee e Edward Bernays. Foi Ivy Lee que escreveu os primeiros princípios de relações públicas em 1906.No dia 30 de janeiro de 1914 foi criado, no Brasil, o primeiro departamento com o nome de Relações Públicas, com a vinda da empresa canadense "The Light and Power Co Ltda ", a Light.
A chefia do departamento foi dada ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, nascido no dia 2 de dezembro de 1876 (dia do profissional de relações públicas), em Penedo (Alagoas), permaneceu no cargo por 19 anos e foi considerado o patrono da profissão no Brasil.
Quais as características necessárias para ser um profissional de relações públicas?
É preciso ter facilidade de comunicação, saber o uso correto da Língua Portuguesa, criatividade, dinamismo, iniciativa, interesse por atividades sociais e capacidade de tomar decisões com rapidez.Qual é o papel das Relações Públicas nas organizações ?
Além de manter o público interno informado, as relações públicas preocupam-se em identificar os vários grupos e garantir o entendimento entre eles e a administração.A carreira de relações públicas ensina a gerenciar a comunicação interna e externa de diferentes tipos de organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor. Empresas, ONGs, órgãos do governo, estatais, sindicatos - estas e outras entidades estão dentro da esfera de atuação de um recém-formado da área.
A profissão envolve planejar e pensar estrategicamente as formas de comunicação, de acordo com a coordenadora do curso de relações públicas da USP, Margarida Maria Kunsch.
- As empresas não aceitam mais "improvisar" a forma como falam com a imprensa, com seus clientes, com o governo e a comunidade. Ela quer um bom profissional. Para ser bom, ela cobra que ele conheça e saiba manusear todas as mídias, sejam impressas, digitais e audiovisuais.
Não faltam vagas no mercado. Áreas que estão em expansão na carreira são o gerenciamento de crises - quando um produto sofre um recall, tem má repercussão ou quando há um acidente, por exemplo. Nestes casos, afirma Margarida, cabe ao relações públicas decidir o que o porta-voz da empresa vai falar, quando fala e quem está autorizado a se pronunciar. Ele também redige os comunicados à imprensa.
Eu trabalho em uma empresa de Call Center, na área de Comunicação Interna e somos responsáveis por:
Site da minha faculdade:
Eu trabalho em uma empresa de Call Center, na área de Comunicação Interna e somos responsáveis por:
· Elaboração de Campanhas Internas ;
· Elaboração de peças gráficas ;
· Redação de matérias para boletins eletrônicos e jornais internos;
· Planejamento e Produção de eventos;
· Negociação com fornecedores;
· Desenvolvimento de Ações Sociais;
· Motivação e desenvolvimento de pessoas entre outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos comentar!!!