sábado, 11 de dezembro de 2010

Sou Relações Públicas





Oi pessoal, tudo certo com vocês?

Hoje vou falar um pouco sobre a minha profissão, Relações Públicas uma profissão que cada vez é mais valorizada nas empresas preocupadas com a opinião pública.

Onde surgiram as Relações Públicas ?

As relações públicas têm a sua origem nos Estados Unidos com Ivy Lee e Edward Bernays. Foi Ivy Lee que escreveu os primeiros princípios de relações públicas em 1906.

No dia 30 de janeiro de 1914 foi criado, no Brasil, o primeiro departamento com o nome de Relações Públicas, com a vinda da empresa canadense "The Light and Power Co Ltda ", a Light.
A chefia do departamento foi dada ao engenheiro Eduardo Pinheiro Lobo, nascido no dia 2 de dezembro de 1876 (dia do profissional de relações públicas), em Penedo (Alagoas), permaneceu no cargo por 19 anos e foi considerado o patrono da profissão no Brasil.

Quais as características necessárias para ser um profissional de relações públicas?

É preciso ter facilidade de comunicação, saber o uso correto da Língua Portuguesa, criatividade, dinamismo, iniciativa, interesse por atividades sociais e capacidade de tomar decisões com rapidez.

Qual é o papel das Relações Públicas nas organizações ?

Além de manter o público interno informado, as relações públicas preocupam-se em identificar os vários grupos e garantir o entendimento entre eles e a administração.
A carreira de relações públicas ensina a gerenciar a comunicação interna e externa de diferentes tipos de organizações, sejam elas privadas, públicas ou do terceiro setor. Empresas, ONGs, órgãos do governo, estatais, sindicatos - estas e outras entidades estão dentro da esfera de atuação de um recém-formado da área.

A profissão envolve planejar e pensar estrategicamente as formas de comunicação, de acordo com a coordenadora do curso de relações públicas da USP, Margarida Maria Kunsch.

- As empresas não aceitam mais "improvisar" a forma como falam com a imprensa, com seus clientes, com o governo e a comunidade. Ela quer um bom profissional. Para ser bom, ela cobra que ele conheça e saiba manusear todas as mídias, sejam impressas, digitais e audiovisuais.

Não faltam vagas no mercado. Áreas que estão em expansão na carreira são o gerenciamento de crises - quando um produto sofre um recall, tem má repercussão ou quando há um acidente, por exemplo. Nestes casos, afirma Margarida, cabe ao relações públicas decidir o que o porta-voz da empresa vai falar, quando fala e quem está autorizado a se pronunciar. Ele também redige os comunicados à imprensa.

Eu trabalho em uma empresa de Call Center, na área de Comunicação Interna e somos responsáveis por:


·         Elaboração de Campanhas Internas ;
·         Elaboração de peças gráficas ;
·         Redação de matérias para boletins eletrônicos e jornais internos;
·         Planejamento e Produção de eventos;
·         Negociação com fornecedores;
·         Desenvolvimento de Ações Sociais;
·         Motivação e desenvolvimento de pessoas entre outros...
 
Site da minha faculdade:
Trabalhar com comunicação é muito legal, envolve muita responsabilidade e organização. No meu dia a dia acontece muita coisa e temos que ter muito jogo de cintura... Amo esse curso e recomendo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos comentar!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...